ROLANDO AGORA NA IMPARSOM

MÚSICA

PRÓXIMA MÚSICA NA IMPARSOM FM

No ar

locutor

programa

Musical

peça sua música

(33) 9 9949.1001

Cientistas acham sinal que detecta terremotos com mais antecedência

publicado por: 24/11/2016

Cientistas franceses detectaram sinais inéditos que podem servir como um alerta sobre terremotos com mais antecedência. O estudo, publicado nesta terça-feira (22) na revista Nature, aponta para conexões entre sinais gravitacionais e o fenômeno. A descoberta pode servir para dar uma margem maior a avisos sobre terremotos como o que atingiu o Japão na última segunda (21).

Os cientistas do parisiense Instituto de Física da Terra analisaram na pesquisa dados do terremoto Tohoku-Oki, que assolou o Japão em 2011 com a morte de mais de 15 mil pessoas e que inclusive gerou um tsunami devastador. O terremoto, inclusive, teve localidade parecida com o que atingiu o Japão na última segunda. 

Atualmente, os avisos iniciais sobre terremotos são baseados na detecção das ondas sísmicas. O problema é que elas só se originam após a ruptura que ocasiona o terremoto. Os cientistas sabem também que terremotos geram mudanças no campo gravitacional da Terra, mas até agora apenas mudanças estáticas haviam sido detectadas após a ruptura.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/11/22/estudo-aponta-que-sinal-gravitacional-pode-ser-alerta-antes-de-terremotos.htm

Localização

R. Antônio Dias Adorno, 1290, Centro, Governador Valadares - MG

CEP: 35045-040

Fone: 3321013715

E-mail: comercial@imparsomfm.com.br